A convivência em sociedade nem sempre é algo fácil. Seja no trabalho ou nas relações familiares, sempre somos desafiados a lidarmos com pessoas que possuem excesso de confiança e são rudes no tratamento com o outro.
Como lidar com pessoas arrogantes sem perder a paciência?
Muitos podem achar a resposta para esta questão muito fácil. Seja por acreditar que simplesmente é possível ignorar completamente uma pessoa com este perfil, determinadas pessoas não percebem que em diversos contextos a convivência com pessoas arrogantes e prepotentes é difícil de evitar.
Portanto, como não temos a capacidade de mudar o comportamento dos outros, precisamos definitivamente de nos blindar em relação à arrogância e prepotência alheia. Como fazer isso? Venha comigo!
Ter compaixão dos arrogantes é uma virtude
A necessidade de superioridade está profundamente enraizada naquele que é prepotente. Sua arrogância e insensibilidade para se envolver com o outro beira o insuportável.
Porém, a primeira atitude que precisamos de desenvolver para enfrentar a arrogância é ter compaixão dos soberbos e prepotentes.
Na verdade, a compaixão tira de nós o peso que o ódio e a vingança nos traz. Por isso, ao invés de simplesmente ter raiva daqueles que não respeitam o outro, a compaixão nos tira do lugar de vítima e nos dá uma postura mais elevada em relação àqueles que se acham mais importantes que os outros.
Quando temos compaixão das pessoas arrogantes, nos blindamos e nos antecipamos de uma possível baixa estima que esta relação tóxica poderia nos causar.
Diante disso, precisamos aceitar o fato de que a arrogância distorce a visão do soberbo sobre a realidade. E nós não podemos fazer nada para mudar o jeito do outro.
Ele ou ela sofre de um problema que vai muito além da nossa expectativa. Então, é preciso aceitar os sentimentos de superioridade do outro sem deixar que isso afete nossa autoimagem.
Porém, isso não significa que devemos nos (sentir) inferior ao outro.
Pelo contrário, ao praticarmos a compaixão para com o soberbo, nos colocamos num patamar superior à sua arrogância, olhando sempre para quem nós realmente somos.
Conseguir um aliado para lidar com a pessoa arrogante é importante
Em muitos contextos – seja no trabalho ou até nas relações familiares – a pessoa arrogante está sempre disposta a criar confusão.
É por isso que é necessário incluir um terceiro para ajudar a mediar situações de conflito.
Sem ser vingativo, é importante nos defendermos sob a orientação de outra pessoa.
Por isso, lidar com a arrogância e prepotência envolve a procura de um amigo que nos conhece e também sabe lidar com o outro.
Às vezes, precisamos de encontrar aliados e ficarmos juntos contra pessoas arrogantes que realmente fazem mal às pessoas.
Em nosso ciclo social, podemos encontrar pessoas que sabem lidar de forma melhor com as pessoas arrogantes que convivemos.
São justamente esses aliados que necessitamos para manter a convivência geral e evitar conflitos maiores.
De certa forma, pessoas arrogantes fazem com que os outros percam a paciência. Por isso, todo cuidado é pouco!
Estabeleça limites na relação com o arrogante
Nem sempre podemos escolher com quem trabalhamos e com quem devemos lidar, mas podemos estabelecer limites.
Isso é ainda mais complicado quando o assunto se refere à relação com pessoas arrogantes da nossa família.
Porém, antes de se encontrar com uma pessoa prepotente, precisamos decidir quanto tempo vamos passar juntos e sobre quais assuntos podemos de fato conversar.
Em tempos de polarização política, determinadas pautas podem se tornar explosivas.
Por isso, ser disciplinado e resistir a tentação de morder a isca de cair em uma provocação é mais que necessário.
Por outro lado, se mesmo assim a convivência com a pessoa em questão está insustentável, manter a distância certamente é um aspecto a ser considerado.
Pôr amor à nossa própria saúde emocional, evitar o trato com pessoas arrogantes talvez seja a melhor saída, afinal, ninguém deve ficar calado e sofrer abusos, seja no relacionamento pessoal ou profissional.
O que quer que você decida fazer – seja “enfrentar” a pessoa ou se afastar – precisamos agir com atenção e com o máximo de amor possível.
Acima de tudo, precisamos ser nós mesmos, nunca tentando nos adaptar àquilo que os outros querem que sejamos.
Para lidar com sanidade e não sermos atingidos pelas pessoas arrogantes, precisamos desenvolver a autoconfiança, compaixão e desprendimento com que os outros pensam de nós.
Assim, certamente teremos sucesso!